> O turismo na região

Penedo é um distrito de Itatiaia , na região das Agulhas Negras, no sul do Estado do Rio de Janeiro. Fundada por imigrantes finlandeses que encontraram ali um clima frio, com rios repletos de cachoeiras de água cristalina. A cidade mantém até hoje características arquitetônicas que remetem à Escandinávia. Atualmente o local é conhecido pela forte herança cultural da colônia finlandesa. E, ainda oferece uma variada, simpática e acolhedora rede hoteleira, ótimos restaurantes e lojas de artesanato interessantíssimas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

> Museus e Cultura

 

Museu Finlandês

O museu preserva a cultura dos imigrantes, os fundadores da famosa Colônia Finlandesa. Lá estão expostos mais de mil objetos trazidos diretamante da Finlândia, do começo do século XX, quando eles aqui chegaram.

 

 

 

 

Casa do Papai Noel

A casa de verão do bom velhinho. Apresenta atrações o ano inteiro.

 

Marco do Cinqüentenário 

Foi erguido em 1979, pelo artista finlandês Ville Virkkilã, em homenagem aos 50 anos de imigração finlandesa no Brasil. Foi esculpido em açoinoxidável e mostra seis pássaros migratórios, típicos do norte da Europa, em pleno vôo. 

 

 

>Atrações turísticas

 

Casa de Pedra 

Esta casa exótica aos olhos dos brasileiros em geral. Ela foi erguida por imigrantes finlandeses com pedras de rio. Esta curiosa construção encontra-se logo no início da via principal, a 150 metros, à direita de quem está chegando a Penedo.

 

 

Clube Finlandês

Todo sábado à noite acontece o tradicional baile, onde o grupo de dança "Penedon Pahaat" exibe coreografias da época da imigração. Lá é o lugar certo para ter contato com os decendentes dos imigrantes finlandeses, da colônia de Penedo

> Passeios

 

Passeios a Cavalo

No "From Penedo" é possível realizar passeios de 1:30 horas de duração e conhecer paisagens e cachoeiras exclusivas.

 

Passeios de Quadriciclo

Passeios por trilhas, em Quadriciclos Honda, modelo Fourtrax 420 CC.