> História

 
1/8
> A ideia
 
Toivo Uuskallio, idealizador e fundador da Colônia Finlandesa em Penedo, descreve em seu livro "Na Viagem em Direção à Magia do Trópico", sobre ter recebido um chamado para deixar sua terra natal e imigrar para o Sul longínquo. Este chamado de forma misteriosa, à noite, e sem emissário aparente.

 

O chamado era muito forte. E, assim em 1927 embarcaram para o Brasil Toivo e sua mulher Liisa, acompanhados de três rapazes, que compartilhavam de seus ideais. Eles pretendiam, viver no Hemisfério Sul, onde o clima permitiria uma vida mais natural, gozando dos benéficos dos raios solares, o inverno não tão árduo e adotar a uma alimentação vegetariana e a total abstenção de bebidas alcoólicas, chá e café.

 

Após um período de aclimatação e início de aculturação, no Rio de Janeiro, Uuskallio e o grupo foram contratados para trabalhar em uma propriedade rural do Mosteiro de São Bento, em Três Poços, nas proximidades da atual Volta Redonda, Estado do Rio de janeiro.

 

Esse trabalho na fazenda, além de propiciar aos agricultores finlandeses o início do conhecimento da cultura brasileira, fez com que conhecessem outras propriedades para uma futura implantação de sua colônia.

 

Toivo voltou à Finlândia, em 1928, onde publicou o livro "Matkalla Kohti Tropiikin Taikaa" (Na Viagem em Direção à Magia do Trópico), que relatava suas ideias e impressões , o que influiu decisivamente na implantação de seu projeto de fundar uma colônia finlandesa no Brasil.

  • Ícone do App Instagram

Reservas: 24 3351.1309